IV ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS Os projectos vencedores em Faro



Por Departamento de Jornalismo CONECTV Algarve em 16/04/2024 às 13:21 hs

O Município de Faro apresentou os sete projetos vencedores da IV edição do Orçamento Participativo de Faro, que contou com a maior verba de sempre (265.955 euros).

De um conjunto de 37 propostas iniciais apresentadas, acabaram por ir a votação, após análise técnica, um total de 16 candidaturas, tendo o projeto mais votado sido a candidatura “Bairro Pintado”, apresentada por Filipe Alves, em representação da associação Catálise Global, com um total de 336 votos. Este projeto, orçado em 17.220 euros, visa desenvolver um projeto artístico para a escadaria de acesso à escola primária de Vale de Carneiros e de implementação de rampas de acesso ao parque da Penha, na mesma zona.

O segundo projeto mais votado, com 289 votos, foi a candidatura “Cultura em Monte”, com um orçamento de 38.375 euros, que visa a concretização de um programa cultural para a freguesia de Montenegro em 2024 e 2025. O projeto, iniciativa do proponente Rui Guerreiro, prevê a realização de um encontro de marchas populares, a 22 de junho, um encontro de folclore e cante alentejano, a 6 de julho, uma festa da juventude, com participação de jovens artistas, no dia 14 de setembro, um encontro de charolas com participação de quatro grupos locais, no dia 7 de janeiro, e a Festa da Liberdade, com participação de três bandas locais, nos dias 24 e 25 de abril.

O terceiro projeto mais votado, com 212 votos, da autoria de José Manuel Sequeira Costa, é a criação de um campo de basquete 3x3, na zona do Bom João, que permita aliar a prática desportiva e a arte urbana, criando um local atrativo e melhorando o ambiente urbano, num investimento orçado em 40 mil euros.

Também vencedores foram os projetos de criação de três percursos pedestres, na zona de Montenegro e Gambelas, com cerca de 10 quilómetros cada, na freguesia de Montenegro (proposta de Eduardo Peyroteo, que recolheu 134 votos); o melhoramento do campo de basquete da Rua da Amendoeira, em Faro (proposta de Bertina Santos, 90 votos); a recuperação de antigos poços públicos e lavadouros dos Gorjões e Colmeal com criação de zonas de descanso e lazer junto a percursos pedestres na freguesia de Santa Bárbara de Nexe (proposta de Osvaldo Serro, 83 votos) e ainda a recuperação da casa presépio do jardim público do Palácio de Estoi (proposta de José Paula Brito que recolheu 63 votos), todos orçados em 40 mil euros.

O Orçamento Participativo nas Escolas do concelho premiou também nove candidaturas de alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, num investimento previsto de 9.781 euros.


Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !